sábado, 12 de abril de 2008

The Knife

The Knife é o nome de um duo sueco de música electronica, composto pelos irmãos Karin e Olof Dreijer.
A dupla foi formada em 1999 e lançou quatro discos desde então. Avessos ao mundo do show business mundial, raramente dão entrevistas ou permitem ser fotografados. Até ao lançamento de seu último disco, Silent Shout, o duo raramente realizava concertos ao vivo.

Em 2003, o disco Deep Cuts ganhou o Grammy de melhor grupo pop, mas os membros do duo boicotaram o prêmio, enviando em seu lugar duas mulheres vestidas de gorila, em protesto contra o domínio masculino no meio musical e das editoras.

A música é marcada pelos elementos eletronicos, quase não havendo presença de instrumentos acústicos. Mesmo as vozes dos membros muitas vezes aparecem tratadas e mecanizadas. As batidas contêm ainda fortes traços da música eletrônica dos anos 80, nas quais se ouvem sintetizadores de baixa qualidade, guitarras distorcidas e outros instrumentos pouco usuais.

De acordo com os preceitos dos irmãos Dreijer, nos videoclipes da banda quase não há a presença de pessoas reais. Com algumas importantes exceções, tais como os clipes de Pass This On, You Take My Breath Away e Marble House, a identidade visual do duo manifesta-se por meio de animações com elementos retrô e diversos outros tipos de linguagem eletrônica.

Mariana de Carvalho deixa-vos os seus vídeos favoritos deste duo que tanto sucesso tem feito.




Sem comentários: