sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Cascais Vai Ter Discoteca Gay


Chama-se Candy e abre no fim deste mês, fica em Alvide, uma aldeia da freguesia de Alcabideche. É um armazém com cerca de 300 metros quadrados, em espaço aberto, ao lado de umas vivendas isoladas.

A ideia dos seus responsáveis é fazer do Candy uma alternativa ao que já existe em Lisboa. Em vez de uma discoteca que abre todas as semanas, com programação fixa, esta só vai funcionar, na fase inicial, de 15 em 15 dias. Os espectáculos nunca se repetem e a qualidade deverá estar acima da média. “É uma casa gay, aberta a todo o género de pessoas, com bom gosto e um espírito muito trendy”, afirma Sílvia Jorge, 43 anos, gerente e directora artística da Candy. “Queremos ser retro-disco-pop-theatre, é a única palavra que encontro para definir o nosso conceito”.

O sítio é amplo, tem três pequenos bares e um primeiro andar onde se pode fumar. As cores que predominam são o cor-de-rosa e o castanho.

Sílvia Jorge trabalhou muitos anos como produtora de teatro na Casa Conveniente, ao Cais do Sodré, e costuma animar festas da associação gay Ilga Portugal – onde actua como DJ Rainha Malvada. Parece entusiasmada com a sua nova aposta. Mas confessa que ainda está a apalpar terreno. “Não vamos arriscar abrir todos os sábados, porque não sabemos o que aí vem, nem queremos que isto seja um sítio só para beber copos”, esclarece. Por isso, a porta só abre quando houver concertos (bandas de música pop e electrónica), espectáculos de travesti ou festas temáticas.

No capítulo do transformismo, Sílvia mostra-se especialmente exigente. “Quero subir o nível do que se faz em Portugal e apresentar shows profissionais, em que as travestis não se apresentem com meias rotas ou não saibam sequer como segurar num microfone”.

“Halloween Dancing Queen” é o tema da festa de inauguração, no dia 31 de Outubro, uma sexta-feira. Começa às 23.00, e vai ser animada pelos transformistas Óscar Reis e Marlene. A música fica por conta do colectivo de três DJs Lorenzfactor. E as imagens serão manipuladas pelo VJ Phaustino.

www.myspace.com/candybarcascais


(by Bruno Horta in Time Out (terça-feira, 21 de Outubro de 2008))

Sem comentários: